Como se organizar com um planner

16 de agosto, 2017
Nathália Santos

No post anterior apresentei o meu planner e hoje vou te ensinar como se organizar e aproveitar melhor seus dias com ele. Todas as dicas foram  baseadas no meu uso pessoal então espero que você se identifique com elas. Tentarei ao máximo não tornar o post tão pessoal e trazer algo relevante.


Tê-lo mudou bastante a minha vida e o jeito de controlar meu tempo. Tudo se tornou mais fácil, divertido e organizado. Sem falar na sensação de dever cumprido quando consigo realizar todas as atividades. 
É óbvio que imprevistos acontecem e às vezes  não consigo cumprir todas as atividades previstas. Quando isso acontece, basta manter a calma e planejar novamente. 
Escrever faz com que você fixe o que precisa ser feito e a atividade de planejar te dá uma direção para o aproveitamento do seu tempo e realização de um sonho ou projeto.

 

DICAS ESSENCIAIS PARA SEU PLANEJAMENTO:

 

1. Comece escrevendo a lápis

Aconselho a começar com um lápis, erros ortográficos e esquecimentos de tarefas acontecem. Fazer um esboço de tudo te torna mais seguro do que deve escrever nele. Após analisar suas anotações passe a caneta. 

2. Faça checklists

É muito importante que você defina etapas para o que deseja alcançar, coisas grandes não são realizadas de um dia para o outro e a consciência de que um pouquinho todos os dias no final se torna algo grandioso é muito bom e essencial. 

Com essas checklists preparadas você já pode se basear nelas para o planejamento mensal, semanal e diário.

 

Como são preparadas as minhas check lists

Meu planejamento é dividido em 4 partes: Blog, Estudos, Pessoal e Planejar.

Então preparo uma para cada área exceto Planejar, pois essa é definida sua necessidade no próprio dia ou no anterior. Faço meu calendário editorial na primeira checklist apresentando a data e o titulo/tema da postagem. 
Na segunda preparo um para quais aulas de inglês devo fazer, provas e trabalhos que posso ter durante o mês.
Na terceira coloco atividades pessoais como ler tal livro, visitar um parente, cuidar mais das unhas, do cabelo, passar mais tempo com os cachorros, aniversários, etc.
E faço uma bônus para vídeos do canal que pretendo abrir futuramente. 


3. Faça o planejamento mensal antes do semanal e diário 

Parece ser uma tarefa difícil, mas as checklists ajudam bastante nessa tarefa.
O planejamento mensal serve para uma visão geral. Então só coloco e aconselho a colocar a atividade principal. No meu, coloco nas terças, quintas e sábados os posts que devem ser publicados e nos outros dias coloco, cursos, provas e atividades pessoais que eu queira/deva fazer e que são bem importantes. 


4. Divida  seu planejamento semanal em categorias ao invés de turnos ou horários.

Cometi um grande erro ao começar dividindo meu planejamento semanal em manhã, tarde e noite. Sabe por quê?

Nem sempre eu queria fazer no horário estipulado, me sentia sem inspiração ou então me frustrava por não ter conseguido ou por em alguns dias eu me dedicar muito mais a uma atividade e não ter tempo para outra. As prioridades não ficavam bem divididas. Comigo funcionou melhor classificando por categorias e em cada dia eu me dedicar um pouco em algo de cada projeto ou atividade.

 
Observe nas fotos que: Há categorias em cada linha cinza do semanal e abaixo delas as atividades que deverão ser realizadas em cada dia.
Sem horários, eu me organizo de acordo com o meu tempo e faço na sequência que achar melhor, sem pressão.

 

 

5. Enfeite e torne-o atrativo visualmente para si.

Ali está a sua vida e quanto mais parecer com você mais animado para analisa-lo e cumpri-lo você ficará. 

Você pode usar durex, adesivos ou até mesmo desenhar nos espaços em brancos. 
Fazer uma caligrafia bonita também ajuda muito na imagem visual dele.


6. Aproveite cada espaço, faça metas.

Nenhum espaço do seu planner é decorativo ou em vão. Use cada espaço, faça metas, lembretes, anotações e quando não souber o que fazer, use sua criatividade para que ele te traga alguma sensação ou lembrança boa.

Para algumas pessoas meta é muita pressão, para mim é primordial. Com elas eu consigo me organizar e ver que estou mais perto ainda do meu objetivo. Alcança-las me deixa muito feliz.

Faça metas semanais simples.

Comece com o básico, metas possíveis de alcançar e definidas de acordo com suas checklists também.



7. Faça uma análise a cada semana, no meio do mês e ao final.

O planner não é apenas para anotar e fazer. É também para  se conhecer melhor e procurar se aperfeiçoar em vários aspectos. Fazer uma análise semanal do que você conseguiu realizar com êxito, quais necessitaram de mais tempo para a concretização, quais não foram possíveis realizar porque isso aconteceu e deve ou não  ser jogada para a semana ou mês seguinte. Enfim, há inúmeras análises possíveis de fazer, mas isso é com você e seu olhar. Fazendo isso você se aperfeiçoa e se precaver de erros futuros.


E não se esqueça de sempre que puder, carregar ele com você. Nossa cabeça está sempre cheia de coisas e acabamos não lembrando. Sem contar que ficar olhando essa coisa linda te motiva a fazer mais e mais. 


Gostou do Post? 
Dá um curtir, comenta e compartilha com seus  amigos. 

 

 

 



Nathália Santos

Universitária sonhadora e feliz. Ama chocolate, animais (principalmente aqueles cachorrinhos fofinhos que dá vontade de apertar e levar pra casa),  livros, séries, filmes e de tudo um pouco. A vida é fascinante e aqui vamos mostrar a nossa visão de tudo que amamos, curtimos e gostamos.


Comentários

Nathália Santos

Universitária sonhadora e feliz. Ama chocolate, animais (principalmente aqueles cachorrinhos fofinhos que dá vontade de apertar e levar pra casa),  livros, séries, filmes e de tudo um pouco. A vida é fascinante e aqui vamos mostrar a nossa visão de tudo que amamos, curtimos e gostamos.

Instagram

Publicidade

Publicidade